Antissocial, corrosivo e único. É assim que Amok – Cabeça, tronco e membros, um adolescente caveira, criado pelo cartunista brasileiro Alberto Bennett, consegue encantar leitores.

Amok é um cara estranho. Ele sofre de Síndrome de Amok, que de acordo com a psiquiatria consiste em uma súbita e espontânea explosão de raiva selvagem, que faz a pessoa afetada loucamente ataque e mate indiscriminadamente pessoas e animais que aparecem à sua frente, até que o sujeito se suicide. Com isso em mente, é fácil entender que Bennett personifica a doença e cria um sujeito tão peculiar quanto Amok.

Amok sofre com a felicidade do mundo ao seu redor. Ele destila um ódio inimaginável pelos humanos e sempre que pode, faz brincadeiras mórbidas que bem, são mais mórbidas que brincadeiras. No entanto, apesar desse ódio ao mundo, o que ele expõe são questões cotidianas sobre vida, morte, solidão, tudo isso coberto com uma camada do seu molho preferido, molho pesto.

amokpensamento

As tirinhas alfinetam a sociedade moderna, com verdades ácidas, irônicas e críticas que querendo ou não, você acaba se pegando rindo de todo o contexto e refletindo sobre tais questões. Sua abordagem pode ferir corações orgulhosos; ele ataca o amor, a paz, a amizade e a felicidade. Tudo isso, enquanto decide matar, envenenar, explodir e estripar o mundo ao seu redor. Será que Amok não estaria certo?

amoktirinha

O quadrinho também é em parte autobiográfico e reflete a mente do autor. Suas esquisitices, paranóias e neuras, e que muitas vezes nos mostram aquilo que optamos não enxergar e omitir.

amokcorda

O quadrinho é bem legal, como todas as coletâneas de contos, ou tirinhas, algumas são ótimas, outras nem tanto, porém no contexto geral o quadrinho se sai bem e consegue agradar.

A edição da Mórula é bem bonita e torna a leitura agradável, de quebra ainda vem com um pôster do Amok e conta com um prefácio do cartunista Fernando Gonsales, de Níquel Náusea. Vale bastante à pena!

amokposter

Pôster que acompanha a edição

 Onde Comprar: Amazon | Saraiva | Submarino

Amok: cabeça, tronco e membros
Alberto Bennett
Mórula Editorial
2013
92

Em seu novo livro, Benett reúne tirinhas de Amok, personagem criado em 2007. O garoto não suporta pessoas felizes e quer comer a família com pesto. Mas, acredite, você irá simpatizar muito com ele. Como apresenta Critovão Tezza na quarta capa, “Benett é um artista raro que não tem medo de seus temas, como se comprova nas tiras exemplares de Amok. Abrem-se grandes e densas perguntas – Deus, a morte, a solidão, o terror – que ele, desconcertante, põe a nu em três linhas e duas palavras. É um adulto que reaprende a infância sem o manto da censura; e o paradoxo da inocência assim revelada, a sua graça a um tempo cruel e leve, revela-se uma chave secreta e saborosa para reler o mundo”.

Facebook Comments

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

About The Author

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

Related Posts