Quem nunca ouviu falar de Jane Austen e do seu incrível livro Orgulho e Preconceito? Se não, vem cá conhecer essa obra incrível.

Orgulho e Preconceito é uma das obras de Jane mais conhecidas. Tanto pelo livro que é um dos mais importantes romances ingleses, como por ter sido amplamente adaptado para cinema e TV. Com esse sucesso todo, o livro ganhou uma nova roupagem e foi recentemente publicado no Brasil em formato de graphic novel lançado pela Editora Nemo.

A obra se passa em uma distante Inglaterra do século XVIII onde para uma mulher ascender socialmente e conseguir um bom casamento, ela deveria preencher uma gama de requisitos para assim, ser aceita ou não pela sociedade da época. Em contraste a isso, temos nossa protagonista Elizabeth Bennet, que não acha nada disso plausível e recusa veementemente tentar se enquadrar em tais requisitos com o único intuito de “arrumar um bom marido”.

“Mas confesso que a mim nada disso me encanta. Prefiro infinitamente um livro.”

No outro extremo, nos temos o Mr. Darcy. Um jovem bonito e bem abastado que aparentemente está em idade para casar. Darcy é um tanto tímido e taciturno o que logo de inicio desagrada profundamente Lizzie. Os dois de alguma maneira acabam se envolvendo e toda aquela tensão, a opinião alheia, seus orgulhos e preconceitos começam a tecer a trama.

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro que possua grande fortuna deve estar à procura de uma esposa.”

O que eu mais gosto no enredo da Jane, é o fato da Lizzie ser uma mulher bem a frente de seu tempo. Ela tem uma personalidade muito complexa e profunda, além de sempre estar pronta para dá sua opinião e olhar mais sincero acerca da situação ao qual esteja. Outro ponto forte é essa inversão de orgulho e preconceito que ora está com Darcy, ora vemos na Lizzie, isso torna a dinâmica do livro muito mais ampla e distinta.

A graphic novel lançada pela editora Nemo consegue dar um amplo resumo da história, contando os fatos principais e se assemelha muito com o filme de 2005, com direção de Joe Wright. No entanto, a graphic novel não faz omissão de personagens e tem uma linguagem mais simples que o próprio livro. O que é uma ótima introdução para aqueles que querem começar a ler clássicos, mas tem medo tanto do enredo quanto da linguagem mais rebuscada.

Além de tudo já exposto, a arte da HQ é muito boa, as cores escolhidas e o trabalho gráfico da Nemo como sempre impecável e louvável.

Processed with VSCO with p5 preset

Se vale a pena? Lógico! Não só para aqueles que já são fãs da obra e desejam uma nova releitura, como para aqueles que querem adentrar no mundo da Austen e conhecer sua escrita. É uma excelente aquisição que vai agradar todos os públicos.

Orgulho e Preconceito Book Cover Orgulho e Preconceito
Jane Austen; Ian Edginton ; Robert Deas
Romance
Editora Nemo
2016
150

Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família?

Facebook Comments

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!