Uzumaki – A espiral do horror é o mangá mais conhecido de Junji Ito. O divisor de águas na carreira de um dos melhores mangakas de terror dos últimos anos. Ele foi lançado no Brasil pela finada Conrad Mangás (que Deus a tenha!) em 2006. A Darkside Books irá lançar em 2017 seu ultimo trabalho lançado: Fragments of Horror (2015), eu aproveitei Outubro pra familiarizar vocês com o trabalho do autor.

Uzumaki conta o horror que a população de Kurouzu Cho vivenciou. Uma fascinação por espirais começa quando a protagonista Kiria vê seu sogro ficar admirando espirais. Seu namorado, Shuichi já havia sentido a presença de um mal se construindo lentamente na cidade. Tudo culmina com a morte do pai de Shuichi e é quando o caos se instala.

A narrativa acompanha principalmente a vida da Kiria. E das coisas que vão assombrando a cidade. E tudo isso relacionado a espirais. Sim, é um horror construído a partir de algo banal, como coisas, objetos em forma de espiral.

À medida que o leitor avança nas paginas do manga, vemos o caos se instalar na cidade em pequenas situações.Lenta e sutilmente, seja um cabelo que cresce formando espiral e sugando a energia vital do ser humano, sejam pessoas que se transformam em espirais,ou coisas que remetam a espirais.

uzumakigif

Antes de tudo, não dá pra falar de Junji Ito sem falar em um dos seus maiores influenciadores: H.P.Lovecraft. Ito consegue trazer o terror cósmico de Lovecraft para as páginas do mangá. Pra você entender melhor, o terror cósmico de Lovecraft é trabalhado a partir de seres humanos tendo suas vidas abaladas por algo. Pode ser bem sutil e banal. A partir disso, os protagonistas descobrem que a existência humana não significa nada. Fomos criados e pertencemos a um universo “fundamentalmente alienígena” e servimos de escárnio aos Deuses. Nossa existência é um mero acaso e nosso futuro é o nada. Em Uzumaki, Junji Ito consegue através do enredo e da arte passar tudo isso.

uzuchao

As historias te mostram uma faceta diferente do horror. A repugnância de certas atitudes humanas. A elevação e declínio da mente a um estado bestial que sempre acomete as populações que se encontram em tal situação como as de Kurouzu Cho. As pessoas se vêem imersas em eventos absurdos. O medo de algo com o qual não se pode lutar apenas aceitar. Isso também faz parte do terror cósmico de Lovecraft. Nossa sanidade mental é um frágil papel crepom que cobre a realidade por trás daquilo que em nossas mentes inferiores julgamos ser o verdadeiro.

Outro aspecto na narrativa do Ito não é só as histórias, mas a arte. O horror está em ver as expressões, as contorções corporais. As atitudes dos personagens que por si só podem causar repugnância e nojo, e aliadas a traços expressivos conseguem imprimir na mente o horror e deixar sua marca.

cabelo

É sem dúvida um dos melhores mangás de horror já escritos. Você após a leitura consegue passar dias com as imagens na mente e pior, procurando e enxergando espirais ao seu redor. Acredito que a graça do terror está aí, em deixar algo marcado em sua mente. E em alguns momentos fazer você sorrir pela sagacidade com que o autor te envolveu. Ito é esse tipo de autor. Ele vai te envolver, ele vai marcar você!

uzukiri

P.S.Uzumaki ganhou uma adaptação cinematográfica em 2000. Junji Ito foi um dos responsáveis pelo roteiro. Para aqueles que conseguirem ter estomago forte, é um filme como só os japoneses conseguem fazer.

Onde Comprar: Amazon

Uzumaki - A Espiral do Horror Book Cover Uzumaki - A Espiral do Horror
Junji Ito
Mangá Seinen; Terror Cósmico
Conrad
2006

Uzumaki conta a história de uma cidade assombrada, não por um fantasma ou demônio, mas por um padrão geométrico que domina a mente de seus habitantes. Em Kurouzu Cho, uma pequena cidade costeira do Japão, tudo parecia normal até que alguns de seus habitantes começarem a ter comportamentos muito estranhos, ligado a obsessão pela forma espiral.

Facebook Comments

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

About The Author

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

Related Posts