citação maus

Salve Galerinha do meu coração :), aqui estou com mais uma resenha fresquinha para vocês <3, e hoje venho apresentar para vocês uma das minhas obras favoritas sobre a Segunda Guerra Mundial. Uma história em quadrinhos que é Maus, escrita pelo autor Art Spiegelman ilustrador, cartunista e autor de histórias em quadrinho americano nascido na Suécia. Atuou durante a década de 1990 na produção de charges, ilustrações e capas para revista nova-iorquina The New Yorker.

A obra foi publicada em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, em 1992 Spiegelman foi premiado com um “Prêmio Especial Pulitzer de literatura”. E hoje conseguimos encontrar o volume único com as duas partes: parte 1 Meu pai sangra história, parte 2 E aqui meus problemas começaram.

Maus narra à história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que lutou para sobreviver ao Holocausto em campos de concentração de Auschwitz, ele narra ao seu filho autor da obra os horrores vividos na Segunda Guerra Mundial.

A narrativa conta a história real, onde traz momentos difíceis e assustadores daquela época, e como Vladek conseguiu sobreviver a tudo isso. Um contexto real que te leva a refletir o quanto alguns dos nossos problemas são insignificantes em comparação a todos os maus tratos que vividos nesta época de guerra

citação maus 1

O que me atraiu bastante na história, além é claro do enredo. Foi como Art fez a relação entre humanos e animais, usando ratos, gatos, porcos, etc., para simbolizar as raças/nacionalidades/etnias. Colocando desta forma ratos – Judeus (simboliza a ideia nazista dos judeus serem insignificantes) porcos – Poloneses e gatos – Alemães (perseguidores naturais dos ratos).

Ao longo da história você se emociona, pois mesmo diante de toda a Guerra, não se perdia a esperança de tempos melhores. Com toda a dor da perda, seja de bens materiais conquistados com muito trabalho, pois havia a necessidade de conseguir lugar para se esconder, além de se alimentar, se vestir, etc. como também a perda de familiares desaparecidos que foram levados para campos de concentração ou até mesmo mortos por soldados nazistas.

citação maus 2

Com todo o caos narrado pelo personagem, você também percebe uma relação enfraquecida e distante entre pai e filho e o que os traumas pós-guerra interferem na vida de um sobrevivente e na família do mesmo, passando às vezes de geração a geração. O que a experiência de viver em campos de concentração, sejam crianças, mulheres e idosos, transforma a vida de um ser humano. Eles eram levados e tratados simplesmente como “RATOS” seres sujos, repugnantes vistos como a escória da sociedade, de sangue/raça impura segundo Hitler e assim eram perseguidos, maltratados, humilhados, mortos e feitos de escravos – e quando não serviam eram mortos enviados para as câmeras de gás (sem saber) enganadas como se fossem tomar banho ou fuzilados a céu aberto como exemplo a outros prisioneiros. (Contexto histórico da guerra, não é Spoiler kkk).

Uma leitura rápida, pois a escrita e simples e tranquila, mesmo diante de toda essa realidade vivida a décadas passadas, você se envolve profundamente, se emociona, ou até mesmo como eu, se pega perguntando com a raça humana e horrível, e que cada vez mais caminhamos para a autodestruição da nossa própria espécie.

Enfim meus amores eu fico por aqui, espero que tenham gostado. Nós nos veremos em breve com mais uma resenha. Beijos

 

Maus - A História de Um Sobrevivente Book Cover Maus - A História de Um Sobrevivente
Maus
Art Spiegelman
Quadrinhos na Cia
2005
296

Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, Maus ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas -história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.

Facebook Comments

Fabiana Souza

Fabiana Souza (Fabi) 33 anos é Paulista, professora de Educação Física e Personal Trainer. E assim como a profissão é apaixonada por ler, ouvir música e assistir filmes! A música faz parte do seu dia a dia tanto que dorme e acorda ouvindo música, sempre estará com os fones no ouvido, principalmente enquanto estiver lendo. Como todo leitor tem um gênero favorito e o seu é distopias, mas não recusa uma boa história independente do seu gênero, outra paixão e por tatuagens; principalmente se forem literárias ou que tenham algum significado importante pra si!

About The Author

Fabiana Souza

Fabiana Souza (Fabi) 33 anos é Paulista, professora de Educação Física e Personal Trainer. E assim como a profissão é apaixonada por ler, ouvir música e assistir filmes! A música faz parte do seu dia a dia tanto que dorme e acorda ouvindo música, sempre estará com os fones no ouvido, principalmente enquanto estiver lendo. Como todo leitor tem um gênero favorito e o seu é distopias, mas não recusa uma boa história independente do seu gênero, outra paixão e por tatuagens; principalmente se forem literárias ou que tenham algum significado importante pra si!

Related Posts