“De que adianta se apegar a alguém     que você está fadada a perder?”

 

As Tumbas de Atuan é o segundo livro do Ciclo Terramar da autora Ursula K.Le Guin. E se em seu primeiro livro, O Feiticeiro de Terramar,  temos uma jornada de autodescoberta protagonizada pelo mago Ged, em Tumbas, adentramos este Labirinto de conflitos para encontramos Tenar e seus sonhos perdidos.

 

 

O livro conta a história de Tenar, que desde tenra idade foi retirada de sua família para se tornar a sacerdotisa das tumbas e atuar em favor dos comandos dos Inominados, uma seita antiga e obscura. Tudo muda na vida de Tenar, quando em meio às tumbas ela se encontra com Ged que está ali para roubar algo precioso.

 

Ursula é inegavelmente minha autora preferida. E se em O Feiticeiro de Terramar ela já havia dado um show de escrita ao inverter certos tropos recorrentes de personagens de fantasia como Ged, em Tumbas ela mais uma vez balança a narrativa ao nos depararmos com os conflitos de Tenar em relação a sua monótona vida.

 

Tenar é uma garota que só conhece uma única vida. Criada como sacerdotisa das tumbas ela não sabe o que é questionar e ter o poder de escolha. Ao invés disso, tudo é dado a Tenar com facilidade, o que a deixa em um patamar de obscuridade que não lhe permite questionar seus senhores e suas escolhas. Ao encontrar Ged, os dois se unem e mutuamente se ajudam para combater as forças tenebrosas que permeiam a narrativa e mais uma vez se reconhecerem como unidades individuais.

 

“Sozinho, ninguém conquista a liberdade.”

 

A narrativa de Le.Guin nos faz repensar através de Tenar as escolhas que nos são impostas e descobrimos que podemos optar por um caminho diferente. Basta encontrarmos uma razão para isso. Ou seja, a importância essencial de questionar o mundo a nossa volta e nunca acreditamos que o que nos dois ensinado sejam verdades universais.

 

 

O relacionamento de Ged e Tenar se desenvolve rapidamente, mas não torna nada ilegível. Eles se apoiam um ao outro como âncoras que necessitam para não naufragarem. E acredite em mim quando digo que os dois mantém uma relação de respeito e amizade sinceras.

 

Tumbas de Atuan é tão cativante quanto seu antecessor, talvez poderia ser melhor desenvolvido,caso o livro fosse direcionado para um público mais adulto,no entanto,dentro de uma narrativa voltada ao público infantil, o livro cumpre seu papel e consegue agradar a todos. Os personagens são cativantes, a escrita é fluída e de fácil compreensão.

 

A edição da Editora Arqueiro está linda. E estou já ansiosa para a leitura do terceiro livro, “The Farthest Shore.”

 

*Livro cedido pela editora em parceria

 

Onde Comprar: Amazon | Submarino
As Tumbas de Atuan Book Cover As Tumbas de Atuan
Ciclo Terramar #2
Ursula K. Le Guin
Arqueiro
160

“As lições de Terramar continuam tão potentes, sábias e necessárias quanto qualquer um poderia sonhar.” – Neil Gaiman

Quando Tenar é escolhida como suma sacerdotisa, tudo lhe é tirado: casa, família e até o nome. Com apenas 6 anos, ela passa a se chamar Arha e se torna guardiã das tenebrosas Tumbas de Atuan, um lugar sagrado para a obscura seita dos Inominados.

Já adolescente, quando está aprendendo os caminhos do labirinto subterrâneo que é seu domínio, ela se depara com Ged, um mago que veio roubar um dos maiores tesouros das Tumbas: o Anel de Erreth-Akbe. Um homem que traz a luz para aquele local de eternas trevas, ele é um herege que não tem direito a misericórdia.

Porém, sua magia e sua simplicidade começam a abrir os olhos de Arha para uma realidade que ela nunca fora levada a perceber e agora lhe resta decidir que fim terá seu prisioneiro.

Finalista da Newbery Medal, que premia os melhores livros jovens de cada ano, As Tumbas de Atua dá continuidade ao elogiado Ciclo Terramar com uma singela história que rompeu com os paradigmas de heroína quando foi lançada.

Facebook Comments

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

About The Author

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

Related Posts