Cama de Gato, do autor aclamado Kurt Vonnegut, volta a ser publicado no Brasil pela Editora Aleph. E assim, novos e antigos leitores podem se deliciar com a prosa sarcástica e de humor subversivo do autor.

Cama de Gato

Cama de Gato segue o narrador Jonah, um escritor que decidiu publicar um livro sobre o dia do bombardeio às cidades de Hiroshima e Nagasaki durante a Primeira Guerra Mundial. O interessante é que Jonah quer se concentrar nas tarefas que as pessoas realizavam no dia do bombardeio.

Assim, ele começa sua pesquisa com o cientista, Felix Hoenikker, considerado um dos “pais” da bomba atômica. Com o falecimento de Felix, Johan recorre aos três filhos do cientista e aqui, uma cadeia de eventos bizarra e mordaz une esses personagens.

Em meio à narrativa, somos apresentados a uma religião, o Bokononismo. Que diz que todos os eventos pelos quais as pessoas passam em suas vidas, servem para um propósito maior. O livro é cheio de correlações e enigmas sobre o Bokononismo, e isso instiga o leitor a continuar navegando.

Confesso que é difícil falar do livro. O início dele foi bem estranho e confuso pra mim. Tanto que, apesar de gostar bastante da história, parecia que não conseguia avançar com a leitura. Talvez esse sentimento se deve pelo fato de que eu não suspeitava em momento algum para onde Kurt estava me conduzindo.

A escrita do Vonnegut é rápida, ágil e deliciosa, mesmo com o estranhamento inicial eu não conseguia parar de ler. É divertido como somos conduzidos por uma estrada escura e desconhecida e como os fatos começam a convergir para se encontrarem em um final bizarro e fascinante.

A edição da Editora Aleph também ajuda, pois é uma lindeza. Os capítulos são curtos e alternam entre momentos eletrizantes e outros mais reflexivos. Mais que recomendado 😉

Onde Comprar: Amazon | Saraiva

*Livro cedido pela editora em parceria.*

Cama de Gato Book Cover Cama de Gato
Kurt Vonnegut
Ficção Científica
Editora Aleph
2016
280

A ciência pode mudar o mundo, para o bem ou para o mal. É com isso em mente que um despretensioso escritor começa a trabalhar em um livro sobre um dia que mudou o curso da história: o bombardeio atômico no Japão. O ponto de partida da pesquisa é o próprio inventor da bomba, o falecido cientista Felix Hoenikker, mas, ao tentar descobrir mais sobre essa figura histórica, o escritor acaba se envolvendo com o legado de Hoenikker e com a família do cientista. Seu trabalho o guia então a inusitadas descobertas e reflexões sobre diversos aspectos da sociedade. Enquanto conhece novos personagens e até um desconhecido país caribenho com uma religião banida pelo governo , o protagonista passa por transformações pessoais e por reflexões sobre política, filosofia e religião. Em uma história entrelaçada pelo que o narrador acredita ser, incontestavelmente, providência divina, personagens pitorescos de diversas nações vão se encontrar. Suas interações engraçadas e perturbadoras são parte do caminho que todos eles compartilham até seu destino inexorável.

Facebook Comments

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!