“Onde existirem vilões, existirão heróis. Aguarde. Eles virão.”

Imagine que um belo dia, algo surge no céu e do nada começa a transformar humanos em deuses, heróis, monstros. Imagine viver a mercê de mortais com super poderes?. Bem, Coração de Aço do autor Brandon Sanderson te mostra isso.

Lançamento recente da Editora Aleph, o queridinho dos apaixonados por fantasia, Brandon Sanderson é a primeira aposta da editora com sua série Os Executores, que tem previsto 3 livros. Coração de Aço abre essa trilogia e meus amigos, que livro!

O livro começa com um prólogo de tirar o fôlego. David Charleston, com apenas 8 anos, vê seu pai ser morto pelo tirano Coração de Aço, um dos humanos que foi “agraciado” com poderes após um evento conhecido como Calamidade, se tornando um épico. Porém, antes de matar o pai de David, ele consegue ver Coração de Aço sangrar e promete que o verá sangrar mais uma vez.  

“Eu já vi Coração de Aço sangrar.
E o verei sangrar de novo.”

Assim, se inicia a jornada de David. Ele realiza pesquisas por 10 anos, descobrindo as fraquezas dos épicos, que literalmente podem ser qualquer coisa. Além de bolar um plano para matar Coração de Aço. David também dedica sua vida para entrar na equipe chamada “Os Executores”. “Humanos normais”, que cansados da tirania, matam épicos. Bom, é lendo que a história se desenrola.

croacaodeacocapa

Capa da edição brasileira

O livro se passa em uma Chicago, na verdade, uma Nova Chicago distópica. Coração de Aço de certa maneira restringiu a cidade a seu poder e as pessoas vivem conforme a “música que ele dança”. Mas, o mais interessante é que ao longo do livro o autor dá a entender que o mundo todo está sofrendo com a presença de épicos poderosos.

Por ser um mundo distópico, o livro também consegue trazer essa abordagem de um governo opressor que domina as minorias e que oferece só o essencial para seus “súditos”; como Coração de Aço os chama. Ele domina pela dor, pelo terror e pela falsa ideia de segurança.

sirvaoumorra

Orelha do livro

O que também chama a atenção é a diversidade de épicos existentes, seus poderes e fraquezas. Sanderson mostra um panorama de poderes que são surpreendentes, como os épicos, Tormenta de Fogo, Punho da Noite, Fortuidade, Dedo da Morte, Confluência entre outros.

Eu gostei muito do livro. A narrativa do Sanderson é deliciosa. Ele consegue escrever capítulos curtos, mas significativos e que possuem cliffhangers que são difíceis de fazer você desistir da leitura. Um monstro na escrita criativa.

O livro possui momentos divertidos e os personagens são extremamente cativantes. Adoro o fato do David não saber usar metáforas, isso dá uma leveza a narrativa. Outro ponto importante são as mulheres. Sanderson as desenvolve e consegue torná-las badass, mas ao mesmo tempo, humanas e reais. Megan é dona!

lombadacoracaodeaco

Lombada do Livro

O livro inteiro é de tirar o fôlego e possui altos plot twists de fazer você cair da cadeira, ou cama. Eu fiquei maravilhada com o livro e estou torcendo para que a continuação intitulada de “Tormenta de Fogo”, saia logo no inicio de 2017. Seria pedir muito?

Onde Comprar: Amazon | Saraiva | Submarino

Coração de Aço Book Cover Coração de Aço
Os Executores
Brandon Sanderson
Distopia, Ficção Cientifica, Young adult
Editora Aleph
2016
392

Misteriosamente várias pessoas, de diferentes origens, recebem superpoderes, mas são corrompidas por eles e tornam-se vilões cruéis. Após tomarem o controle das cidades para si, eles criam uma nova realidade distópica, submetendo os humanos a uma vida de servidão. Isso aconteceu há dez anos, quando David viu seu pai ser morto por Coração de Aço, ditador de Nova Chicago. Agora, ele se dedica a estudar as fraquezas desse e de outros supervilões, planejando fazer parte do misterioso grupo dos Executores, pessoas comuns com a ousada missão de matar os tiranos um a um.

Facebook Comments

Keyla Kercya

Feminista, apaixonada por terror, quadrinhos e pelo Steve Carell. Flerto com as trevas e amo unicórnios. Vivo em Mordor.