“Os tolos alardeiam o que vão fazer. Os heróis fazem.”

Meio Mundo ,livro dois da Trilogia Mar despedaçado vem para nos deliciar com a continuação da história de Pai Yarvi, apresentada em “Meio Rei“. No entanto, mais que continuação, ele nos apresenta a força, a garra e os desejos da jovem guerreira Thorn.

 Meio Mundo se situa dois anos após Meio Rei. Aqui, temos como protagonista a jovem Thorn Balthu. Uma garota de 15 anos que quer provar a sua família e a si mesma, que pode ser uma guerreira tão boa quanto qualquer outro homem. No entanto, após um episódio controverso no quadrado de treino, que culmina com a morte de um colega, Thorn é acusada e sua cabeça é posta a prêmio. Tudo parecia perdido para Thorn, até a intervenção do astuto Pai Yarvi.

Capa do livro

 Com uma prosa simples, Joe Abercrombie nos leva mais uma vez a desbravar mundos além do mar despedaçado. Suas lendas e povos. Apesar de não ser o protagonista principal do livro, continuamos a seguir Yarvi em sua busca por vingança pela morte de seu pai e irmão, porém temos na jovem Thorn o foco principal de narrativa. Após ser salva por Yarvi, Thorn se torna uma combatente letal.Disposta a tudo para salvar seu reino.

“Um idiota não tem medo. Um guerreiro fica em pé apesar do medo.”

 Abercrombie nos presenteia com reflexões acerca do machismo militarista, de como os homens querem dominar e subjulgar às mulheres. Através de Thorn que busca redenção para sua confusão interna, vemos também um lado atual, onde mulheres tem que provar duplamente seu valor, se quiserem alcançar postos que são apenas para homens.

 Thorn não é nem de perto uma heroína estereotipada. Ela tem sentimentos que são explorados ao longo da narrativa; ela sofre, fica confusa. Isso na verdade é uma característica de Abercrombie, seus personagens fogem dos estereótipos padrões e da superficialidade uma vez que seus sentimentos e suas descobertas ficam evidentes ao leitor nos fazendo perceber como crescemos e podemos evoluir física, moral e mentalmente.

Mapa do livro

 A narrativa continua no mesmo tom do livro anterior. Tem seus momentos mais rápidos e de ações, e aqueles momentos mais lentos e introspectivos. Eu não vejo isso como algo ruim, isso dar uma dimensão maior para a problemas dos personagens os aproximando de leitores mais jovens.

” O momento em que você fizer uma pausa será o momento da sua morte.”

 A trama tem ficado mais densa, Joe através do jogo de Yarvi vem tecendo uma teia de acontecimentos que provavelmente vai culminar em algo doloroso no livro 3, Meia Guerra. Estou ansiosa e preocupada, porém agora é sentar e esperar.

*Livro cedido pela editora em parceria*

Onde ComprarAmazon | Submarino

Meio Mundo
Mar Despedaçado #2
Joe Abercrombie
Fantasia, Young Adult
Editora Arqueiro
2017
368

Os tolos alardeiam o que vão fazer. Os heróis fazem.

Thorn Bathu não é uma garota comum. Mesmo tendo sido criada numa sociedade machista, ela vive para lutar e treina arduamente há anos.

Porém, após uma fatalidade, ela é declarada assassina pelo mesmo mestre de armas que deveria prepará-la para as batalhas.

Para fugir à sentença de morte, Thorn se vê obrigada a participar de um esquema do ardiloso pai Yarvi, ministro de Gettland. Ao lado dela se encontra Brand, um guerreiro que odeia matar, mas encara a jornada como uma chance de sustentar a irmã e conquistar o respeito de seu povo.

A missão dos dois é cruzar meio mundo a bordo de um navio e buscar aliados contra o Rei Supremo, que pretende subjugar todo o Mar Despedaçado. É uma viagem desafiadora, em que Brand precisa provar seu valor e Thorn fará o necessário para honrar a memória do pai e se tornar uma verdadeira guerreira.

Guiando os personagens por caminhos tortuosos em busca de amadurecimento e redenção, Joe Abercrombie mais uma vez nos maravilha com uma história grandiosa, que se sustenta sozinha por seu vigor, mas também dá continuidade à saga de Gettland e Yarvi.

 

Facebook Comments

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!