“Para muitos a ideia de ser afastado de quem se ama assusta mais do que a doença. Ninguém quer morrer sozinho.”

Vencedor do prêmio do goodreads choice awards na categoria Terror, Mestre das Chamas do autor Joe Hill, o coloca de vez no patamar dos grandes mestres do horror, com um livro ousado, dinâmico e simplesmente delicioso.

Mestre das Chamas se passa em um universo pós-apocalíptico. A população sofre de uma praga dizimadora. O fungo Draco incendia trycophyton. Popularmente conhecido como Escama do Dragão,o fungo causa combustão em seus portadores. Literalmente as pessoas pegam fogo de uma hora para outra. A enfermeira Harper Grayson acaba sendo infectada e tem sua vida revirada ao avesso após seu marido acreditar que o único jeito deles sobreviverem é acabando com suas vidas. No entanto, Harper após uma série de infortúnios decide abandonar o marido e salvar a si e a nova vida que carrega no ventre. Sua única chance, se aliar à um grupo de sobreviventes onde a figura do Bombeiro é lendária.

“As pessoas eram fascinadas pelo fogo e repelidas pelo sofrimento humano, e não seria isso uma espécie de erro de projeto?”

O livro é sensacional. É notório o crescimento de Hill ao longo dos anos como autor. Apesar de ainda não conhecer seu trabalho em Nosferatu, já era sua fã após ter lido trabalhos anteriores. Mestre das chamas tem um ritmo lento, onde o autor a todo momento dá pequenos spoilers e brechas do que acontecerá a seguir. Isso  cria uma expectativa no leitor que é quebrada quando o capítulo seguinte se inicia com mais um pandemônio de informações. Nos deixando atordoados e maravilhados.

capa do livro

Os personagens, a maioria, são cativantes. Apesar da figura do Bombeiro não ser realmente algo ativo na narrativa, o que não faz jus ao título do livro, ele é um bom personagem. Por vezes egoísta, dramático e narcisista, mas um personagem que tem seus temores e segredos. Ele é um humano falho.

Harper Grayson é de fato minha heroína e a grande luz do livro. Ela é uma mulher que se desvencilha de um relacionamento abusivo e decide lutar por sua vida e daqueles que ama. Harper é a lucidez dentro de um grupo de pessoas fanáticas que aos poucos perdem a capacidade de discernimento. Ela é forte, bem trabalhada na narrativa e real. Harper que mesmo grávida, consegue se distanciar do fato de ser uma futura mãe e tem esse papel importante para o desenrolar da narrativa.

Outro destaque vai para o pequeno Nick. O garoto com deficiência auditiva que cativa o leitor com seu grande coração e imenso amor. Nick é uma chama de um futuro de esperança em meio ao caos recorrente da narrativa. E tem um papel importante na narrativa. 

“Os responsáveis por tomar as decisões sempre conseguem justificar atos terríveis em nome do bem maior.”

Falando sobre caos, Joe nos leva à um mundo que rui por cinzas e chamas. O universo arde em suas entranhas construindo paisagens que de fato lembram a prosa de Cormac Mccarthy no seu livro A Estrada. Também lembram o fabuloso Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. Hill nos conduz a mente do ser humano. Quando o horror leva as pessoas a procurarem formas de sobrevivência das mais diversas e primitivas. E nos fazendo questionar os atos de crueldade como forma de acabar com  a “maldade” em quem precisa se adaptar em um novo mundo.

“É fácil descartar a religião como algo sangrento, cruel e tribal. Eu mesmo fiz isso. Mas não é a religião que tende a ser assim… é o próprio homem. No fundo, toda fé é uma forma de instrução sobre decência básica…”

Um outro detalhe na narrativa de Joe são as referências. Aqui encontraremos J.K.Rowling, Mary Poppins, Ray Bradbury e as mais intensas, Dança da Morte do autor Stephen King, que por sinal é pai de Joe Hill.

É importante frisar que ao longo de seus livros, Joe Hill vem escrevendo uma mitologia que interliga suas histórias e possíveis mundos.Tal qual como seu pai faz em seus livros, interligando algumas narrativas ao universo de A Torre Negra. Hill vai além, com uma única palavra, ele define seu livro dentro das narrativas do pai e amarra de vez o seus livros ao universo da Torre.  Agora é esperar pra ver aonde pai e filho irão nos levar.

Por fim o livro é digno de ser lido. Apesar de em alguns momentos o autor enrolar um pouco, a narrativa consegue prender a atenção do leitor ate o fim. O conduzindo para um final em chamas e enigmático.

*Livro cedido pela editora em parceria*

Onde Comprar: Amazon | Saraiva

Mestre das Chamas Book Cover Mestre das Chamas
Joe Hill
Terror, Ficção Científica
2017
592

Ninguém sabe exatamente como nem onde começou. Uma pandemia global de combustão espontânea está se espalhando como rastilho de pólvora, e nenhuma pessoa está a salvo. Todos os infectados apresentam marcas pretas e douradas na pele e a qualquer momento podem irromper em chamas.

Nos Estados Unidos, uma cidade após outra cai em desgraça. O país está praticamente em ruínas, as autoridades parecem tão atônitas e confusas quanto a população e nada é capaz de controlar o surto.

O caos leva ao surgimento dos impiedosos esquadrões de cremação, patrulhas autodesignadas que saem às ruas e florestas para exterminar qualquer um que acreditem ser portador do vírus.

Em meio a esse filme de terror, a enfermeira Harper Grayson é abandonada pelo marido quando começa a apresentar os sintomas da doença e precisa fazer de tudo para proteger a si mesma e ao filho que espera.

Agora, a única pessoa que poderá salvá-la é o Bombeiro – um misterioso estranho capaz de controlar as chamas e que caminha pelas ruas de New Hampshire como um anjo da vingança.

Do aclamado autor de A estrada da noite , este livro é um retrato indelével de um mundo em colapso, uma análise sobre o efeito imprevisível do medo e as escolhas desesperadas que somos capazes de fazer para sobreviver.

Facebook Comments

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

About The Author

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

Related Posts