Hoje vim trazer uma resenha que foi bem difícil de escrever, pois o livro deu uma explosão mental, mas vamos falar do incrível O Vilarejo, do autor brasileiro Raphael Montes.

Primeiro, eu estava enrolando pra ler, pois em meio a tantos projetos de leitura, fazer um site, cuidar do nosso instagram, fui deixando de lado. Fora outras leituras que foram surgindo. A oportunidade veio no clube de leitura ao qual faço parte o Vórtice Fantástico. Por um mistério divino, caiu esse mês livros do gênero terror, O Vilarejo entrou na votação e ganhou. \o/

Então, o livro é dividido em prefácio, sete contos e um posfácio final. Cada um dos contos faz alusão a um dos sete pecados capitais, e os pré e posfácio complementam e interligam o enredo.

Eu sabia que o livro era de terror, e dividido em contos, o que eu não sabia era que logo no primeiro conto minha mente iria ter um colapso. Eu não esperava pelo final perturbador e meio que surreal do conto. Fiquei tão impressionada, que precisei ler duas vezes para acreditar que ele havia escrito isso mesmo.

Mas, apesar disso, acreditem em mim quando digo que o choque inicial perdurou. No entanto após o segundo conto eu já meio que suspeitava o que cada final iria trazer a medida que ia lendo.Não que isso seja ruim, talvez só quebre um pouco a magia de ser pega desprevenida,ainda mais se você é um ávido leitor de suspenses e tramas policiais, sempre acaba meio que suspeitando de tudo e todos. Não quero dar spoilers, quero que leiam esse livro e sintam como o Raphael consegue ser tão envolvente que você não consegue desgrudar os olhos das páginas.

O livro não segue uma linha cronológica, os contos se passam em um Vilarejo, que após uma Guerra Civil (Não a da Marvel..rsrs), foi completamente dizimado. Existem contos que se passam nesse período e contos que se passam anteriormente a essa fase. Ler do jeito em que ele está escrito, a meu ver enriquece completamente a obra. Além do mais até mesmo o posfácio pode conter uma revelação chocante.

O que mais posso dizer do livro sem spoilers? Bem, tendo como tema os sete pecados, o leitor deve esperar a total e completa degradação do homem. Como ele consegue se portar mediantes situações de extrema fome, solidão, avareza, horror e até mesmo racismo. E dessa maneira perceber que bem no fundo, podemos esconder pequenos monstros, que alimentados na proporção certa podem engolir totalmente nossa sanidade e o pouco de bondade que existe em nossos corações.

O livro é maravilhoso, e o melhor vem recheado de ilustrações de momentos chaves do texto, algumas são bem macabras, outras bem estranhas, mas elas enriquecem ainda mais a leitura.

Então, fica registrado minha completa paixão esse por esse livro. Se você ainda tem “pavor” de autores brasileiros, comece a dá uma chance para essa nova leva de autores. Depois que conhecer o Montes, você não vai querer largar.

Onde Comprar: Amazon

O Vilarejo Book Cover O Vilarejo
Raphael Montes
Terror, Suspense
Suma de Letras
ebook
96

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Facebook Comments

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!