O piso secular inteiramente encerado reflete as chamas dançantes dos castiçais. A noite naquele lugar santo já não mais permanecia em silêncio, pois passos ligeiros, sons arfantes de fuga romperam o hall principal. A estola púrpura fustigando contra o movimento das pernas. Santo Deus Misericordioso, interceda por nós! O Mal está aqui!

Exorcismo: o ritual romano é mais um super lançamento da Darkside Books para o seu selo especializado em quadrinhos. Ilustrado e roteirizado pelos espanhóis El Torres e Jaime Martínez, com cores marcantes de Sandra Molina, a graphic novel sobressai-se como uma das grandes apostas para o mês de terror, outubro, que sempre promove ares inspirados de maratonas de Halloween.

“Aqui estamos outra vez, padre John Brennan. Sabemos quem você é. Vai continuar sem perguntar nosso nome?”

Neste quadrinho de cerca de 120 páginas assombrosas, o leitor será convidado a mergulhar numa trama que apresenta a figura de John Brennan, um padre exorcista renegado pela Igreja Católica – até mesmo quase excomungado devido a seus pecados passados –, que continua exercendo seu trabalho de fé – ainda que a sua maneira singular e bruta de agir – em cidades da América Latina.

Brennan é um sujeitão robusto, careca e solitário. Em sua visita à Amazônia colombiana, o padre enfrenta um demônio que se apossou de uma jovem local, fato que promove uma cena à lá O Exorcista, de William Peter Blatty bastante interessante (e gore). É justamente após esse serviço de fé, que Brennan recebe uma oportunidade inesperada: o Vaticano, por meio de um de seus cardeais concede a indulgência ao padre, isto, é claro, em troca de sua ajuda para resolver um caso terrível no coração da Cristandade.

Ritual Romano possui tudo o que uma boa história de terror necessita para caminhar bem: carrega uma proposta instigante (a Santa Sé atravessa a sua maior provação desde sua fundação); personagens que se conectam e interessam ao leitor (Brennan é um padre exorcista durão e renegado pelo Vaticano, que preferiu se isolar a ter que abandonar sua fé); cenas assustadoras e protagonizadas por personagens que não fogem completamente ao que é crível ou tolerável à mente humana (vagar pelos salões seculares do Vaticano, cientes de que o Mal os observa não parece lá tão glamoroso); uma boa ambientação (da Colômbia ao Vaticano, uma viagem marcante) e, não poderia faltar, grandes ilustrações e boa colorização, que dão todos os pontos necessários para amarrar a história ao gênero de terror.

 

Acredito que nada é mais assustador do que a compreensão da maldade humana, e, quando o sobrenatural está intimamente ligado a essa compreensão, bem, então temos algo que realmente deve nos perseguir nos nossos sonhos. Padre Brennan será capaz de enfrentar sozinho os seus demônios e a figura diabólica do que se esconde nas entranhas do Vaticano? Só o que posso garantir é que a morte caminha de mãos dadas com a desesperança.

“Sempre estivemos espreitando na escuridão das fendas, no solo encharcado de sangue, na serpente do jardim.”

Exorcismo: o ritual romano é um mergulho aterrador no coração da Fé, atravessando toda a estrutura hierarquizada da Igreja Católica, em uma catálise de desvelamento de tudo o que se oculta na sujeira do alto escalão cristão. A crença é continuamente testada, frente a todas as adversidades demoníacas postas no caminho de John Brennan e de seus companheiros de fé. De rituais de exorcismo aos de vingança, a graphic novel de Torres, Martínez e Molina é um relato premonitório de nosso espírito presente.

Para os fãs de O Exorcista e Invocação do Mal, Ritual Romano é a prova de que tudo aquilo que nos manteve assustadoramente interessados nas histórias de possessão ainda funciona bem, sendo capaz de nos fazer imergir, nos capturar pela curiosidade e, por fim, pelo medo.

Exorcismo Book Cover Exorcismo
O Ritual Romano
El Torres & Jaime Martínez & Sandra Molina
Terror
Darkside Books
04.10.2019
Físico
120

O mal se manifesta onde menos se espera. Escondido sob as vestes de uma freira, nas preces de um sacerdote ou dentro dos muros da Santa Igreja. Santa? Em Exorcismo: O Ritual Romano, graphic novel de terror da DarkSide® Books, o leitor tem acesso aos recantos mais sombrios do Vaticano e testemunha um caso de possessão demoníaca que pode mudar para sempre o destino da humanidade. Quando um bispo morre de maneira cruel, as últimas esperanças estão nas mãos do padre John Brennan, um exorcista renegado que a alta cúpula da Igreja considera ser um traidor. Convocado para enfrentar o mal que se entranha por trás dos muros do lugar sagrado, Brennan terá que encarar seus próprios demônios e a diabólica irmã Maria Giorgielli ― uma freira tão infernal quanto o espírito derrotado por Ed & Lorraine Warren, retratado na franquia Invocação do Mal, de James Wan. Exorcismo: O Ritual Romano é um grande exemplar da obra de El Torres, premiado roteirista de quadrinhos de terror e fantasia espanhol, que permanecia inédito no Brasil. Lançado originalmente em quatro volumes, com ilustrações tenebrosas de Jaime Martínez e cores sangrentas de Sandra Molina, Ritual Romano foi um grande sucesso na Europa e nos Estados Unidos. Com uma atmosfera soturna e carregada de suspense, o mais novo lançamento da DarkSide® Graphic Novel traz um combo aterrador de escrita e texto que fará os verdadeiros fãs do terror reverenciarem seus criadores. Um quadrinho que continuará assombrando seus leitores mesmo depois de lido, benzido e guardado de volta na estante: seus quadros expressivos ficam gravados na mente como a oração de exorcismo que todo darksider sabe de cor. Apesar de ser uma obra de ficção, Exorcismo: O Ritual Romano apresenta uma versão do que poderia ter motivado a renúncia de Bento xvi. O papa alemão foi o primeiro a abdicar de seu ministério desde 1415. No texto em que analisa o processo de criação da graphic novel, El Torres conta que a semelhança não foi intencional. Ele já trabalhava com a ideia quando o Santo Pontífice anunciou seu afastamento. “A realidade contou a história mais rápido do que eu. Uma pequena vingança, já que normalmente costumo usar fatos aqui e ali quando estou construindo uma história”, afirma o autor. A edição da DarkSide® Graphic Novel, selo que expande o universo sombrio e fantástico da editora mais possuída do Brasil, chega em capa dura e corpo fechado, com a história completa e alguns bônus como estudos de ilustração, além de prefácio assinado por Paco Plaza, diretor e roteirista de REC.

Facebook Comments

Dhiego Morais

Paulistano de nascimento, praiano por consequência. Nerd inveterado, descobriu desde pequeno o conforto dos livros e a habilidade de imergir em seus mundos. De romances a mangás, de literatura fantástica a não ficção, aprendeu com o tempo que basta um cantinho e uma boa história para ser feliz. Fã de Stephen King, de ir ao cinema e comer em um bom restaurante. Não necessariamente nessa ordem.

About The Author

Dhiego Morais

Paulistano de nascimento, praiano por consequência. Nerd inveterado, descobriu desde pequeno o conforto dos livros e a habilidade de imergir em seus mundos. De romances a mangás, de literatura fantástica a não ficção, aprendeu com o tempo que basta um cantinho e uma boa história para ser feliz. Fã de Stephen King, de ir ao cinema e comer em um bom restaurante. Não necessariamente nessa ordem.

Related Posts