Apesar de já conhecer Joe Hill por A Estrada da Noite, seu primeiro romance, foi Mestre das Chamas que definitivamente me cativou e me fez prestar mais atenção nas suas obras lançadas aqui no Brasil. Desta forma, fiquei surpreso quando Locke & Key foi anunciado nas terras tupiniquins pelo selo Geektopia, da editora Novo Século. Black Friday vai, Black Friday vem, acabei arriscando e adquirindo o livro.

Locke & Key é o primeiro volume de seis de uma graphic novel de fantasia com elementos de terror sobrenatural, escrita por Joe Hill e com arte de Gabriel Rodriguez. Premiada inclusive com o British Fantasy Award, a história deverá ganhar uma adaptação pelo canal de streaming Hulu.

“Eles precisavam de algumas portas fechadas entre eles e o que aconteceu”.

Foto por @odhiegomorais

Nesse primeiro volume, Joe Hill demonstra logo nas primeiras páginas a sua habilidade nata em escrever histórias de terror. Aqui fica claro que ele soube transitar muito bem entre a prosa verborrágica dos romances e a fluidez e agilidade dos quadrinhos. Valendo-se do recurso gráfico, Hill narra dois momentos temporais, alternando entre o passado e o presente da família Locke, sempre prezando em manter um clima essencialmente de suspense que gela os ossos e provoca ansiedade no leitor.

O passado da família Locke é assombroso, cheio de dor e assassinato. Logo, a ideia de se mudar para Keyhouse, uma mansão da família em que o patriarca havia crescido na Nova Inglaterra parece a melhor opção.

Apesar de Locke & Key aparentar ser uma história simples de assassinato e passado obscuro de uma família “X”, Hill é capaz de delinear com maestria um cenário de melancolia, revolta, tristeza e bullying, sem se esquecer dos valores fraternos.

É complicado falar sobre a trama do quadrinho, pois o plot inicial, o assassinato é tudo o que sabemos no início, e o mistério da obra gira justamente em entender como e por que tudo aquilo aconteceu com a família Locke e suas consequências em Lovecraft, Massachusetts. Claro, como boa parte das obras de Hill, a história não é tão simplória e se aproveita do sobrenatural para construir uma trama ainda mais complexa com o passar das páginas.

Em Locke & Key os leitores são levados a conhecer a família Locke. Tyler é o filho mais velho de Nina e Rendell. Robusto e durão, ele é o típico adolescente impaciente, mas que prefere sofrer longe dos olhos alheios. Os traços de Gabriel Rodriguez, embora delicados, dão toda a caracterização necessária para explicitar a solidão e a raiva do jovem. Kinsey é a adolescente que sofre uma transformação inclusive física e de comportamento, após o trauma. A melancolia também está nos traços da ilustração. Bode é o mais novo, um garoto ainda, cuja imaginação ferve com a idade. Ainda que seja muito jovem, Bode é sensível às transformações de sua família ao seu redor, e pouco lhe escapa. No entanto, inocência e ingenuidade também fazem parte de suas características. Hill aproveitará muito a ideia de Bode ao longo do primeiro volume dessa série de quadrinhos.

É válido ressaltar que o autor não mede palavras nem descrições, erguendo cenas visualmente pesadas e impactantes, parte disso graças à parceria com Rodriguez. Diferentemente de algumas HQs, em Locke & Key há uma série de cenas violentas, afinal, a história das personagens principais não é bela. Hill consegue transformar esse suspense em terror, e esse terror em choque, pois não há segurança para ninguém.

“Eu fiquei bom em adivinhar o que acontece a seguir. É como um dom”.

Locke & Key by Gabriel Rodriguez

Em busca de não tornar a história demasiadamente fantasiosa, os vilões, por assim dizer, da HQ, realmente são capazes de estimular as mais diferentes aversões dos leitores.

É muito interessante como Hill trabalha as questões sociais como pobreza, violência, mentiras e ausência de amor ou abandono nas vidas de algumas personagens.

Locke & Key trata de valores familiares e também do valor, do peso que o passado tem para cada um de nós; de escolhas difíceis que precisamos tomar independente da idade. Cada chave abre uma porta. Basta coragem para querer atravessá-la.

Locke & Key: Bem-vindo a Lovecraft Book Cover Locke & Key: Bem-vindo a Lovecraft
Locke & Key #1
Joe Hill & Gabriel Rodriguez
Terror
Geektopia
30.08.2017
Físico: capa dura
176

Escrito por Hill e com arte de Gabriel Rodriguez, Locke & Key conta a história de Keyhouse, uma improvável mansão da Nova Inglaterra onde a família Locke se refugia para tentar escapar de um assombroso passado de dor e assassinato. Mas a mansão guarda mistérios inimagináveis… e é o lar de uma criatura implacável e dominada pelo ódio, que não descansará até conseguir o que quer.

“Ótimo!... A arte de Gabriel Rodriguez aqui é uma das melhores dos quadrinhos atuais... A equipe de Hill e Rodriguez é de primeira!” 
Blair Butler, Fresh Ink.

“Em um ano de estreias auspiciosas nos quadrinhos, Joe Hill apresenta um dos poucos realmente diferentes. Escrito com uma habilidade que me deixa com inveja, coragem que me faz sorrir e honestidade e brutalidade que me fazem querer saber como a história continua. Ok, ofi cialmente virei fã.”
Ed Brubaker, roteirista, vencedor do Prêmio Eisner.

“Uma história moderna de suspense misturada a algo surpreendente e mágico!”
Ign.com.

Facebook Comments

Dhiego Morais

Paulistano de nascimento, praiano por consequência. Nerd inveterado, descobriu desde pequeno o conforto dos livros e a habilidade de imergir em seus mundos. De romances a mangás, de literatura fantástica a não ficção, aprendeu com o tempo que basta um cantinho e uma boa história para ser feliz. Fã de Stephen King, de ir ao cinema e comer em um bom restaurante. Não necessariamente nessa ordem.

About The Author

Dhiego Morais

Paulistano de nascimento, praiano por consequência. Nerd inveterado, descobriu desde pequeno o conforto dos livros e a habilidade de imergir em seus mundos. De romances a mangás, de literatura fantástica a não ficção, aprendeu com o tempo que basta um cantinho e uma boa história para ser feliz. Fã de Stephen King, de ir ao cinema e comer em um bom restaurante. Não necessariamente nessa ordem.

Related Posts