Fofíssimo!! É assim que eu começo a resenha de um livro que me cativou fácil.

Simon é um adolescente de 16 anos que sabe que é gay. O que ele não sabe ainda é como “sair do armário”. Sua família e amigos não sabem, a única pessoa que sabe que Simon é gay é seu paquera da internet, Blue. Um garoto tímido, reservado que também ainda não saiu do armário e que se envolve com o Simon.

Tenho que dizer que o livro tem um enredo espetacular.. Um YA (Young Adult) que me fez ficar apaixonada logo de cara, quando digo logo de cara foi mesmo na primeira página. O livro tem uma narrativa bem simples, em primeira pessoa. Assim, a gente consegue acompanhar os dias na vida do Simon, e suas trocas de emails sempre divertidas com o Blue.

O livro possui várias referencias a cultura pop, além de trazer essa abordagem bem ensino médio, bem escolar realmente. Os grupos da escola, as tensões com a família, brigas, amores, amizade. Tudo isso de uma maneira leve e divertida, que para pessoas mais velhas como eu, (kk..) foi uma forma nostálgica de relembrar a juventude.

No entanto, um dos pontos que eu mais amei na escrita da Becky foi à forma como ela abordou a sexualidade. Ela nos mostra como realmente deveria ser pra todo mundo. Que não é por que você não é hétero que você precise assumir. Direitos iguais para todos. Liberdade de você amar quem você quiser, quando quiser e não precisar passar uma vida inteira se justificando, ou pior, tendo que escutar piadas homofóbicas de uma sociedade hipócrita e cruel.

“É mesmo muito irritante que hétero (e branco, diga-se de passagem) seja o normal e que as pessoas que precisam pensar sobre sua identidade sejam só aquelas que não se encaixam nesse molde. Os héteros deviam mesmo ter que sair do armário, e quanto mais constrangedor fosse, melhor. O constrangimento deveria ser obrigatório..”

 

Eu fico feliz em saber que pessoas como a Becky estão por aí, escrevendo livros que vieram para desconstruir. Imagine o impacto que isso causa na vida de adolescentes que se veem na posição do Simon, assim como, daqueles que tem amigos nessa situação. Como um livro pode também abrir mentes para refletir sobre o que está a nossa volta e nos tornamos mais empáticos uns com os outros.

Eu me tornei fã da Becky, espero poder ler outros livros dela como esse. Espero que todo mundo possa ler esse livro. E assim como eu poder não só se sentir feliz pela história, pela mensagem incrível que o livro passa, espero que vocês que leram ou pretendem ler possam ao final da leitura ficar como eu fiquei: Explodindo de amor!!! <3

“Ele falou sobre como você pode decorar os gestos de uma pessoa, mas nunca saber o que se passa na cabeça dela. E ter a sensação de que todos são como casas com aposentos enormes e janelas pequenininhas.”

 

Onde Comprar:  Submarino | Amazon

Simon vs. A Agenda Homo Sapiens Book Cover Simon vs. A Agenda Homo Sapiens
Becky Albertalli
Young Adult
Intrínseca
272

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.

Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.

Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.

Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontramos.

Facebook Comments

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

About The Author

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

Related Posts