” Eles – os humanos, quero dizer – parecem acreditar que o que os separa dos outros animais é sua habilidade de amar, sofrer, sentir culpa, pensar abstramente et Cetera. Estão enganados. O que os separa é seu talento para o masoquismo. É aí que reside seu poder. Ter prazer na dor, tirar forças da privação, isso é ser humano.”

Só os animais salvam é um lançamento da Darkside Books e posso contar nos dedos quantos livros ecoam dentro da minha alma mesmo após tanto tempo de leitura e com grande certeza esse livro é um deles.

O livro possui uma narrativa em forma de fábulas, almas de animais que viveram em importantes momentos da nossa humanidade, como as guerras, nos contam como eram suas vidas e as de seus donos. E a beleza que Ceridwen encontrou nisso adentra no fundo do nosso âmago e nos destrói de uma maneira inimaginável.

As vozes dos animais nos fazem refletir sobre temas que são constantes em nossas vidas, como a dor, a privação, a perda, a morte, solidão, entre tantos temas que nos arrebatam diariamente. Contados com um sensibilidade ímpar e uma narrativa reflexiva e singela.

Cada animal tem uma voz única e isso é notório em cada um dos contos, são vários narradores que mesmo sendo animais de espécies e sexos diferentes conseguem imprimir o sentimento de heterogeneidade na narrativa. Essa construção narrativa é fascinante, uma vez que temos a sensação de estarmos conversando com animais singularmente diferentes que têm muito para nos contar.

Outro destaque fascinante é a forma como os animais encaram a nós, humanos. Existe um sentimento de respeito, quase paternalista, mas ao mesmo tempo eles nos veem como realmente somos, animais que necessitam através da dor reconhecer o outro como igual para que só assim possamos adquirir empatia. É como se antes disso, não nos fosse possível ter tal sentimento. É algo a se pensar.

O livro de Ceridwen é um deleite para leitores que querem encarar todas as perfídias​ humanas de um ponto de vista distante de nossa espécie e que necessita mergulhar em uma narrativa poderosa e de difícil digestão. Mesmo após a leitura, ainda sinto o impacto forte da narrativa de Dowey ecoando em mim.

Um livro para ser lido, relido, refletido e internalizado. Uma narrativa sensível, bela, única, singela e gritantemente necessária para uma imersão em si mesmo. Único e arrebatador.

*Livro cedido pela editora em parceria*

Onde Comprar

Amazon

Só os animais salvam : E a tragédia humana
Ceridwen Dovey
Ficção
DarkSide
240

Nós, humanos, achamos que somos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? Só os Animais Salvam é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada pela alma de um animal envolvido em mais um de nossos incontáveis conflitos e guerras humanas ao longo do último século, e suas espantosas e formidáveis histórias de vida e morte. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração em uma das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os Animais Salvam.

Facebook Comments

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

About The Author

Keyla Kercya

Apaixonada por fantasia,terror e quadrinhos. Tem uma crush pelo Batman, Nightwing,Bluebird e Harley Quinn. Gótica assumida que ama Unicórnios!

Related Posts