Em tempos difíceis, nos quais não encontramos atenção e nos sentimos desencontrados, sem muita esperança, às vezes é bom encontrarmos refúgio naquilo que amamos e, principalmente, em leituras que abracem nosso coração. Talvez, veja bem, Vida de Gato te proporcione algo assim.

No dia em que escrevo esse texto, início de abril de 2020, o mundo atravessa um momento delicado. Não me estenderei mais do que isso, todos já estamos cansados de sermos lembrados. Todavia, acho que é mais do que hora de tentarmos seguir em frente da melhor maneira possível, e a leitura é um desses caminhos.

Recentemente terminei Vida de Gato, um quadrinho introspectivo e delicado que trata do protagonismo de nossos amados bichinhos: os gatos. Convido-os a embarcar nessa experiência cheia de vida e conhecer alguns bons motivos para se ler tão singular obra. Vamos lá?

Acervo pessoal – @liemderry_

1. CONTOS E PERCALÇOS DE UMA VIDA

Vida de Gato não é um quadrinho simples e descompromissado, mas sim uma forma de, o próprio autor, Serge, revisitar seu passado. Por meio de suas lembranças, o leitor poderá conhecer os felinos tão especiais que marcaram a vida de Serge e Ann, sua companheira. A parte interessante aqui é como essas lembranças são apresentadas: pelo ponto de vista dos gatos! Isso torna tudo ainda muito mais especial, divertido e delicado.

Seu caráter autobiográfico e a perspectiva felina transformam Vida de Gato em uma série deliciosa de contos protagonizados por felinos fantásticos. Independentemente de ter ou não ter um gatinho, amigx leitorx, acredito ser tarefa árdua privar-se de se sentir apaixonadx.

2. SERGE BAEKEN E SUA ARTE

Aportando pela primeira vez no mercado brasileiro de quadrinhos, graças ao trabalho da Darkside Books, Serge é ilustrador experiente de reportagens, tendo viajado inclusive para realizar trabalhos na China. Nascido na Bélgica, onde estudou artes, Serge faz de Vida de Gato uma de suas principais publicações desde as que iniciaram sua carreira. Sua arte em preto e branco é a combinação perfeita para realçar seus traços precisos e dar o ar de nostalgia aguardado.

acervo pessoal

3. GATOS E MAIS GATOS

As poucas páginas de Vida de Gato conseguem entregar uma profusão de sentimentos, desde a alegria e o divertimento de se ver pelos olhos dos gatinhos até a empatia por Serge e a tristeza amarga daqueles que vieram e partiram tão rápido. Tim, Jeff, Mascavo, Branquinha… é bom tê-los conhecido.

Vida de Gato é um tributo aos bichinhos que tanto amamos, que se tornaram parte de nossa família e nos transformaram profundamente. Um amor tão puro e que é difícil de expressar em palavras, mas que pode ser sentido.

Você também pode gostar de: Beasts of Burden: Rituais Animais

Vida de Gato Book Cover Vida de Gato
Serge Baeken
Drama em quadrinhos
Darkside Books
2020
Capa Dura
88

O quadrinista e ilustrador Serge Baeken sempre adorou gatos. E dá para culpá-lo? Inteligentes, ágeis, companheiros — ele já dividiu muitos momentos ao lado de seus bichanos, e tudo começou com Mascavo, que viveu respeitáveis 18 anos ao lado de seu dono. Sempre aprontando muito, é claro.Em Vida de Gato, mais novo lançamento da DarkSide® Books, Baeken convida o leitor a conhecer o mundo visto a partir da perspectiva dos felinos. Mais especificamente, dos felinos que passaram por sua vida — e deixaram uma marca eterna em seu coração.Há muitas histórias para conhecer neste quadrinho. Amizades que vêm e vão, mudanças para lugares distantes, a beleza da independência dos bichanos, o aconchego de um cotidiano cheio de travessuras, ronronadas e miados.Ao conhecer as vidas de Mascavo — como, no começo, ele tinha apenas amigos humanos; como costumava ser o gato mais durão da vizinhança; como, ao ficar velhinho, ele se guiava com os bigodes pela casa — e seus companheiros (e foram muitos), também descortinamos a vida de seu dono.O resultado é um quadrinho autobiográfico que vai ganhar o seu coração, mesmo que você não tenha um gatinho para chamar de seu. Baeken encanta com sua arte em preto e branco, rica em detalhes, e seu tom divertido e emocionante de contar histórias.O selo DarkSide® Graphic Novel ganha mais um quadrinho feito com esmero, no padrão de qualidade que os darksiders já conhecem e adoram — uma edição tão caprichada que, a Caveira jura, até vai fazer seu bichano desviar os olhos daquela caixa de papelão.

Facebook Comments

Dhiego Morais

Paulistano de nascimento, praiano por consequência. Nerd inveterado, descobriu desde pequeno o conforto dos livros e a habilidade de imergir em seus mundos. De romances a mangás, de literatura fantástica a não ficção, aprendeu com o tempo que basta um cantinho e uma boa história para ser feliz. Fã de Stephen King, de ir ao cinema e comer em um bom restaurante. Não necessariamente nessa ordem.

About The Author

Dhiego Morais

Paulistano de nascimento, praiano por consequência. Nerd inveterado, descobriu desde pequeno o conforto dos livros e a habilidade de imergir em seus mundos. De romances a mangás, de literatura fantástica a não ficção, aprendeu com o tempo que basta um cantinho e uma boa história para ser feliz. Fã de Stephen King, de ir ao cinema e comer em um bom restaurante. Não necessariamente nessa ordem.

Related Posts