Embora estejamos vivenciando um momento ímpar de nossas vidas com a quarentena decorrente da pandemia, ainda podemos ser gratos pelos pequenos (ou grandes) prazeres do dia-a-dia, tais como ler um bom livro lançado há pouco tempo.

E por falar em lançamentos, a editora Avec é uma das poucas editoras que parece ter se adequado bem no sistema de lançar em e-book, primeiramente, segurando um pouco as edições físicas em brochura. Com vários lançamentos interessantes nas últimas semanas, de thrillers a antologias focadas em fantasia e space opera, decidi comentar sobre bons motivos para se ler Ed & Pierre. Bora lá?

1. UM LIVRO CURTINHO PARA SER DEVORADO RAPIDAMENTE

Com pouco mais de cem páginas, Ed & Pierre: o mistério do livro vermelho é um título fantástico para se ler entre uma leitura mais complexa ou longa. No romance de infanto-juvenil de Lucy Silva e Regina Maria Conrado, as páginas voam sem que notemos, sobressaindo-se por seu caráter mais jovem e divertido, que certamente deixam a leitura fluida. Além disso, pode ser uma boa opção para as maratonas literárias que acontecem com frequência no booktube e bookstagram.

Ilustração por Fernando Souza.

2. UMA BOA ESCOLHA PARA OS MAIS JOVENS

Indicado para leitores a partir dos 10 ou 11 anos, Ed & Pierre deverá agradar as crianças e pré-adolescentes, ou ainda aos jovens adultos que se deliciam com histórias de aventura e mistério envolvendo protagonistas crianças.

Possuindo um enredo cheio de virtudes e ensinamentos sobre os valores da amizade e de consciência ambiental, e ademais, se utilizando de elementos brasileiros desde os maneirismos da fala até uma ambientação nacional, o livro de Silva e Conrado sobressai como um título interessante para apresentar a novos leitores.

3. UMA HISTÓRIA COM GRANDES INSPIRAÇÕES

Em Ed & Pierre: o mistério do livro vermelho, acompanhamos a dupla de amigos em uma aventura inesperada envolvendo a chegada de uma nova aluna à escola: Alícia.

A estranha garota acaba atraindo a atenção de Ed e seu amigo Pierre, até o momento em que ela esquece um curioso livro vermelho na escola. Inicialmente interessados em devolver, carregam o objeto consigo até que desistem e Ed o leva para casa. Tamanha é curiosidade de bisbilhotar os segredos do livro assombroso, nosso protagonista o folheia, mas o pior acontece. Em busca de resolver o problemão e entender o que aconteceu de fato, Pierre se enfia em uma aventura regrada a muitas peripécias e descobertas, ao lado do irmão de Ed – uma criança especial.

Aos leitores mais experientes, ler Ed & Pierre talvez desperte lembranças similares às leituras bastante agradáveis da coleção Vaga-Lume, ou ainda à leitura de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

4. AS ILUSTRAÇÕES

Por fim, um dos motivos bacanas de se ler a edição de Ed & Pierre da Avec trata-se pelas ilustrações de Fernando Souza, que enriquecem a experiência de leitura – além de ser um ótimo atrativo para os mais jovens, que poderão compor mais facilmente em sua imaginação a forma e os jeitos das personagens dessa aventura.

Ilustração por Fernando Souza

As ilustrações de Souza são delicadas e combinam perfeitamente com a aura da história criada por Silva e Conrado.

ED & PIERRE: O MISTÉRIO DO LIVRO VERMELHO Book Cover ED & PIERRE: O MISTÉRIO DO LIVRO VERMELHO
LUCY SILVA & REGINA MARA CONRADO
FANTASIA INFANTO-JUVENIL
Avec Editora
2020
Ebook

Ed e Pierre amigos inseparáveis.
Alícia, uma garota muito estranha.
Ingredientes perfeito para despertar o medo de Pierre, a curiosidade de Ed, e causar muita confusão.
Um livro vermelho misterioso, um mundo repleto de aventura, magia, ação e suspense acompanhado de uma pitada de humor.

Facebook Comments

Dhiego Morais

Paulistano de nascimento, praiano por consequência. Nerd inveterado, descobriu desde pequeno o conforto dos livros e a habilidade de imergir em seus mundos. De romances a mangás, de literatura fantástica a não ficção, aprendeu com o tempo que basta um cantinho e uma boa história para ser feliz. Fã de Stephen King, de ir ao cinema e comer em um bom restaurante. Não necessariamente nessa ordem.