Um dos mais curiosos lançamentos do primeiro semestre de 2019, Criaturas Estranhas, de Aaron Mahnke propõe investigar a história sombria dos mais variados mitos de nossa cultura globalizada. Talvez você já tenha se perguntado em algum momento como as histórias de vampiros e mortos-vivos surgiram e se transformaram nesse fenômeno absoluto? Isso e muito mais, caro leitor, você encontrará no Mundo de Lore.

Primeiro, poadcast. Depois, livro e série. O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas é a prova de como as artes podem ser versáteis e influenciar outras. Em exibição no serviço de streaming Amazon Prime, Lore conta basicamente com o mesmo conteúdo que o livro. Se por um lado a série é um espetáculo considerável, o livro é tão interessante quanto. E isso é no mínimo surpreendente!

Enquadrado como um livro de não ficção, O Mundo de Lore se apresenta como uma grande investigação pelos confins do tempo, em busca de trazer à tona fatos que se conectem com uma série de mitos e assuntos sobrenaturais que permeiam nosso cotidiano e nossa cultura. Aaron Mahnke não se propõe, todavia, de desmistificar e ridicularizar o sobrenatural e o místico, mas sim reconectar os fios da realidade, dos fatos, daquilo que é comprovado e que realmente aconteceu no passado. São essas ocorrências que podem dar luz às coisas curiosas e estranhas, ainda sem muita explicação, que proporcionaram o surgimento de termos culturais diversos para vampiros, mortos-vivos, duplos, duendes, etc.

Foto: @liemderry_

Decidi ler Criaturas Estranhas muito repentinamente (como se eu já não estivesse lendo dois ou três livros antes rs), sem muito propósito ou expectativa, mas devo dizer que após concluir a leitura tive certeza de que essa foi uma das melhores do ano! É surpreendente como a escrita de Mahnke é deliciosa, sabendo muito bem como colocar as informações e curiosidades relevantes na hora certa, sem tornar o texto muito enxuto ou sobrecarregado de mais. A cada capítulo – enquanto lia nas viagens de ônibus –, me pegava em uma verdadeira cruzada pela história, visitando séculos remotos, estruturas sociais e culturais ultrapassadas e pessoas que certamente se encontraram com o oculto e o assustador. As páginas voaram, literalmente, e na medida em que me aproximava do fim, já não queria que aquilo se encerrasse.

O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas se organiza nos seguintes capítulos: Quando os mortos retornam; Nossos pequenos problemas; De volta à natureza selvagem; Nosso outro eu e Portas para o desconhecido. São cerca de 250 páginas de muito conteúdo bacana e que certamente aguçarão a curiosidade dos leitores (mesmo os mais controlados rs). Além disso, a edição da Darkside Books contam com várias ilustrações, boa revisão e uma fonte bibliográfica de encher os olhos de desejo e orgulho.

Mesmo sendo um livro de não-ficção, Aaron Mahnke não nega o sobrenatural em seus textos, afinal, mesmo com tantos relatos e documentos preservados, por quais motivos aquelas pessoas agiriam de formas tão curiosas, de maneiras similares e entre culturas tão distintas? E quanto aos buracos nas histórias? Aqueles pontos que não se explicam e que não encaixam direito nos relatos? O mundo é antigo e vasto demais para sermos prepotentes e acreditarmos sermos os donos de toda a verdade, não é mesmo?

E caso você, bom amigo, tenha se perguntado: esse livro dá medo? Pode ficar em paz, pois ele dá. Só um pouquinho. Só se você ler de madrugada. E só se você tiver uma imaginação fértil. Foi o que me disseram…

O Mundo de Lore é a prova de que diversas mídias podem ser bem adaptadas para a versão em livro, rendendo algo tão agradável quanto o original. O que Aaron Mahnke faz com as palavras é divinamente sobrenatural. É como se puxássemos uma cadeira e o escutássemos compartilhar os detalhes sombrios e fascinantes sobre monstros assustadores.

Criaturas Estranhas Book Cover Criaturas Estranhas
O Mundo de Lore #1
Aaron Mahnke
Não Ficção
Darkside Books
27.02.19
Capa Dura
256

Elas vivem nas sombras, ocultas nas trevas da noite, habitando os cantos mais obscuros de nossas mentes. Conhecemos algumas delas através de superstições, fábulas e lendas urbanas. Ou, quem sabe, por meio de contos sinistros sussurrados de geração para geração. Elas. As criaturas estranhas. Acomode-se ao redor da fogueira e tente não temer os vultos sinistros na escuridão. A DarkSide® Books vai contar uma história para você. Uma não, várias. Uma mais aterrorizante do que a outra. E todas elas podem ser encontradas nas páginas de O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas. Originado do premiado podcast Lore ― cujos episódios se inspiram nas famosas creepypasta dignas de pesadelos ―, o livro de Aaron Mahnke encontrou seu verdadeiro lar na editora mais tenebrosa do Brasil. Imagine que anos atrás havia um especialista em vampiros alugando seus serviços a quem precisasse. Ou que zumbis realmente existem. Ou ainda que há áreas na Islândia que não devem ser visitadas para proteção do mágico povo escondido. Compartilhando detalhes fascinantes sobre monstros assustadores e bizarros, O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas explora o encanto que nós, humanos, temos por saber o que já houve de fantástico neste mundo em que vivemos. Seja um vilarejo europeu onde gremlins tocam o terror ou uma casa nos Estados Unidos assombrada por um boneco chamado Robert. As belíssimas ilustrações de M.S. Corley aumentam ainda mais o ar de encantamento que percorre todo o texto. E o “mundo” do título vem bem a calhar: além do podcast de sucesso que contabiliza mais de 180 milhões de reproduções e do livro de arrepiar, o projeto foi transformado em série pela Amazon Prime Video, e já conta com duas temporadas disponíveis em português no Brasil. A verdade realmente pode ser mais apavorante do que a ficção. Mas quem tem um coração dark batendo no peito gosta ― e inclusive pede mais.

Facebook Comments

Dhiego Morais

Paulistano de nascimento, praiano por consequência. Nerd inveterado, descobriu desde pequeno o conforto dos livros e a habilidade de imergir em seus mundos. De romances a mangás, de literatura fantástica a não ficção, aprendeu com o tempo que basta um cantinho e uma boa história para ser feliz. Fã de Stephen King, de ir ao cinema e comer em um bom restaurante. Não necessariamente nessa ordem.

About The Author

Dhiego Morais

Paulistano de nascimento, praiano por consequência. Nerd inveterado, descobriu desde pequeno o conforto dos livros e a habilidade de imergir em seus mundos. De romances a mangás, de literatura fantástica a não ficção, aprendeu com o tempo que basta um cantinho e uma boa história para ser feliz. Fã de Stephen King, de ir ao cinema e comer em um bom restaurante. Não necessariamente nessa ordem.

Related Posts